Secretaria Nacional do Consumidor notificará postos que aumentaram preços de combustíveis

Secretaria Nacional do Consumidor notificará postos que aumentaram preços de combustíveis

O governo do presidente Lula prorrogou a isenção de impostos federais sobre o diesel, o etanol e a gasolina nesta segunda-feira (2). Contudo, alguns postos de gasolina em Belo Horizonte e região aumentaram os preços dos combustíveis no início do ano, justificando que o decreto demorou um dia para ser publicado no "Diário Oficial da União" e que, por isso, as distribuidoras elevaram os valores, impulsionadas também pela alta da demanda.


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, afirmou que notificará os estabelecimentos que elevaram os preços neste início de ano. O secretário do órgão, Wadih Damous, disse em suas redes sociais que desconfia das motivações por trás dos aumentos e considerou "inaceitável e inexplicável" a alta da gasolina, pois não houve aumento no preço internacional do barril de petróleo e a isenção de tributos federais sobre os combustíveis foi renovada.


A Senacon ainda não informou quantos postos em Minas foram notificados e quais são as possíveis consequências para os estabelecimentos. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo (Minaspetro), as distribuidoras vinham aumentando os preços desde a última semana de 2022, devido à alta demanda das festas de final de ano, e os postos teriam comprado combustível mais caro, já com a reincidência dos impostos federais, a partir de meia-noite do dia 1º de janeiro até pelo menos o final da manhã desta segunda. A Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis (Federação Brasilcom) disse que não comenta questões relativas a preços.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar