Secretaria de Saúde de Minas descarta caso de coronavírus em BH

Secretaria de Saúde de Minas descarta caso de coronavírus em BH

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES) descartou o caso suspeito de coronavírus em Belo Horizonte. Na terça-feira, uma paciente brasileira, de 35 anos, deu entrada na UPA Centro-Sul da capital com sintomas respiratórios, compatíveis com a doença respiratória viral aguda.


A mulher havia retornado de uma viagem à Shangai, na China, no dia 18. Ela permanece internada no Hospital Eduardo de Menezes.


A SES disse que teve acesso, nesta quinta-feira (23), às orientações oficiais do Ministério da Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico, onde constam os critérios de definição de casos suspeitos para o novo coronavírus.


“Assim, a partir deste protocolo veiculado nesta quinta-feira, o Estado de Minas Gerais irá adotar as recomendações do Ministério da Saúde e neste momento este caso não atende ao critério de caso suspeito para o novo coronavírus”, afirmou a secretaria, por meio de nota.


A SES informou que ainda não dispunha do protocolo do Ministério da Saúde, com orientações sobre esses casos, quando a paciente procurou atendimento médico em Belo Horizonte.


Por precaução, acrescentou, “para evitar a disseminação de uma possível nova doença, ainda desconhecida, foi decidido pelo isolamento da paciente, foram coletadas amostras laboratoriais para fazer exames de vírus respiratórios e notificado como caso suspeito”, diz a nota.


“A notificação se deu porque a paciente esteve em um evento internacional na China, teve contato com pessoas de diversos locais do mundo, com vários dias de duração e apresentava sintomas respiratórios”, justificou.


O estado de saúde da paciente é estável e a alta hospitalar da mesma está sendo avaliada. No entanto, ela continuará sendo monitorada em casa.


Exames


Ainda de acordo com a nota da SES, “a FUNED está realizando exames para Influenza e para outros vírus respiratórios, que já são os exames de protocolo, de rotina para todos os casos de síndrome respiratória. A amostra da paciente já foi encaminhada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro”, informou a SES, ressaltando que vai discutir com o Ministério da Saúde e a Fiocruz se vai realizar ou não o exame para o novo coronavírus.



 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR