São João das Missões é a única cidade mineira a eleger prefeito indígena no 1º turno

São João das Missões é a única cidade mineira a eleger prefeito indígena no 1º turno

São João das Missões é a única cidade mineira a eleger um candidato indígena para o cargo de prefeito no primeiro turno das eleições municipais deste ano. Em todo o país, outras sete cidades elegeram candidatos indígenas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Jair Cavalcante Barbosa, conhecido como Jair Xakriabá, do Republicanos, obteve 53,70% dos votos e vai ocupar o cargo pela primeira vez. Ele disse que vai implantar medidas para melhorar a vida da população carente. "Primeiro, vamos cortar os gastos desnecessários que existem dentro da administração e diminuir secretarias, para investir na saúde pública, educação e nas estradas. Vamos também buscar parcerias com pequenas empresas instaladas no município para fazer com que o dinheiro circule".


O prefeito eleito acrescentou que vai melhorar a infraestrutura da cidade e buscar parcerias com os governos estadual e federal. Jair Cavalcante Barbosa mora na reserva indígena Xakriabá com a esposa e os filhos. Ele é graduado em matemática, mas largou à sala de aula há oito anos para abrir uma mercearia na aldeia. Segundo ele, 70% da população de São João das Missões é indígena e a maioria vive do auxílio do Bolsa Família.


Como prefeito, Jair Xakriabá pretende buscar alternativas para gerar emprego. "A maioria da população mora na reserva indígena. É um povo muito sofrido, que depende de programa de assistência social. Vamos firmar parcerias com empresas vizinhas para dar suporte no sentido de gerar emprego para essas pessoas. Eu vejo que existe vários caminhos, basta organizar e trabalhar com projetos voltados para a sociedade".


O candidato Jair Xakriabá derrotou Zé Nunes, que ficou em segundo lugar com 42,11% (3.002 votos). A eleição em São João das Missões teve 18,39% de abstenção, 0,55% votos brancos e 4,35% votos nulos. 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR