A Prefeitura de Santana do Paraíso está enfrentando uma situação de alto risco de epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o levantamento do LIRAa, realizado entre os dias 02 e 06 de janeiro, o município apresentou um resultado de 5,8%, colocando-o em uma situação de alto risco.
Para lidar com essa situação, a prefeitura está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde, o Setor de Endemias e a Vigilância Epidemiológica para convocar a comunidade a participar de forma permanente no combate ao mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Essas doenças podem causar outras complicações graves, como microcefalia e Guillain-Barré (doença neurológica grave) e até mesmo a morte.
A prefeitura está pedindo à população para ficar atenta aos sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações e exantemas pelo corpo. Caso apresentem esses sintomas, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atendimento e orientações corretas. É importante lembrar que não se deve fazer automedicação.
Além disso, a prefeitura está pedindo à população para fazer a vigilância diária e limpeza de suas casas e lotes, não jogar lixo nas ruas e córregos, eliminar possíveis reservatórios de água dentro de suas casas e lotes e higienizar frequentemente os bebedouros dos animais. A população também pode fazer denúncia de possíveis focos através do número 3251-6759 no Whatsapp ou diretamente no setor de endemias da Prefeitura de Santana do Paraíso.