Samu passa a oferecer transporte aéreo para pacientes em Araxá

Samu passa a oferecer transporte aéreo para pacientes em Araxá

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) oferece, desde esta sexta-feira (19), transporte aéreos para pacientes de Araxá que precisem de atendimento de maior complexidade que não são oferecidos no município.


De acordo com a Prefeitura de Araxá, o serviço, feito via Consórcio Regional da Triângulo Sul, que atende 27 cidades, realizou as primeiras transferências de pacientes nesta sexta-feira. A Secretária de Saúde do município, Diane Dutra, revelou que o helicóptero foi comprado pelo Governo Federal e será mentido pelo Governo Estadual. Já a equipe responsável pelo atendimento, composta por médicos, enfermeiros, um comandante e um bombeiro, será custeada pelas Prefeituras. “É uma conquista enorme, a gente vai só melhorando a nossa assistência, será muito bom para salvarmos vidas”, disse a secretária.


Segundo a Prefeitura, o consórcio atenderá pelo programa Sistema Único de Saúde (SUS) Fácil. O embarque dos pacientes serão feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), local aprovado para o pouso da aeronave. O diretor técnico da UPA de Araxá, Carlos Heráclito Doga, apontou que o transporte aéreo de pacientes será feito para pessoas em estado grave. “É mais uma conquista importantíssima, uma ferramenta que vem para complementar. O que não pode ser feito aqui no município, conseguimos de maneira bem rápida levar o paciente até o centro mais próximo de acordo com a Regulação de Referência”, contou.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR