Rolo compressor de Lula funciona e Rodrigo Pacheco é reeleito como presidente do senado

Rolo compressor de Lula funciona e Rodrigo Pacheco é reeleito como presidente do senado

Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado para o biênio 2023/2024. Ele foi eleito com 49 votos na eleição desta quarta-feira (1º), vencendo seu adversário Rogério Marinho, que teve 32 votos. A votação secreta foi comandada pelo atual vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo e exigiu a presença da maioria absoluta dos parlamentares, 41. A escolha dos membros restantes da Mesa será feita em uma reunião preparatória prevista para quinta-feira (2).


Antes da votação, Rodrigo Pacheco lembrou de suas realizações nos primeiros dois anos de presidência da Casa, incluindo a criação da Comissão de Segurança Pública e a atuação do Senado na pandemia. Ele também destacou a reforma tributária, o enxugamento da máquina pública e novas regras fiscais como suas prioridades. O senador eleito prometeu defender as prerrogativas dos parlamentares e o papel independente do Senado em relação ao Executivo e ao Judiciário.


Já Rogério Marinho argumentou que a alternância de poder oxigena a democracia e permite oportunidades a todos. Ele afirmou que as comissões temáticas não têm funcionado bem nos últimos anos e que precisam ser melhoradas.


Vale ressaltar que Rodrigo Pacheco é o candidato do presidente Lula que usou a sua influência e a estrutura de governo para ajudá-lo na reeleição. Lula telefonou para Pacheco logo após a vitória para parabeniza-lo e disse que está vitória reflete o compromisso na defesa da democracia e do estado de direito no Brasil.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR