Quilombo do Ambrósio: Carro alegórico, Dia da Cidade, Cristais MG



Apresentação: Escola Municipal “Pe. Celso Pinheiro” no desfile no dia da cidade de Cristais MG. A apresentação possuía um Carro alegórico - “Quilombo do Ambrósio” e sua corte guerreira. A rainha Cândida portava em seus braços “O Segredo do Rei Ambrósio”, que são dois potes de ouro. Segundo a tradição oral estão enterrados no Segredo, zona rural de Cristais nas imediações da Itaipava do Rio Grande. A música: “Quilombô Maiauê” é um samba-enredo de autoria de Waldir e Adauto, Puxadores, Adauto e Marcelo executada no Carnaval de Formiga MG, fev.2005.

A apresentação do “Quilombo do Ambrósio” no desfile do dia da cidade foi uma grata satisfação. Pois, traz à luz, a história de cristais, nas Minas Gerais setecentista, e propicia aos estudantes serem participes da historiografia mineira e cristalense. O povo só ama aquilo que conhece. As fontes consultadas pela equipe pedagógica foram os livros do pesquisador “Tarcísio José Martins” e da bibliotecária “Maria Salomé Reis Alves de Lima”.
É pertinente, que se registre a dedicação e carinho da equipe de professoras com que conduziram os trabalhos. A sociedade cristalense agrade.