Pronto-socorro de Itabira em crise: moradores denunciam falta de estrutura e condições precárias

Pronto-socorro de Itabira em crise: moradores denunciam falta de estrutura e condições precárias

O Pronto-Socorro Municipal de Itabira, no bairro Penha, vem apresentando problemas crônicos em sua estrutura há algum tempo. Um deles é uma infiltração recente no Setor de Imagem, que tem limitado o atendimento no local. Além disso, há outros problemas como rachaduras e fios soltos que podem ser vistos no prédio.


De acordo com relatos de moradores feitos ao Portal Minas, eles estão insatisfeitos com a estrutura do pronto socorro e afirmam que o local está "caindo aos pedaços". A preocupação com a falta de manutenção e o estado precário do pronto socorro tem sido um dos principais pontos de reclamação da população.


De acordo com o diretor executivo do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), responsável pelo PSMI, Alexandre Coelho, a infiltração tem sido o problema mais sério, o que levou a Prefeitura a orientar os casos “menos graves” a serem encaminhados a outras unidades de saúde.


A Prefeitura de Itabira confirmou que a última grande reforma no local ocorreu há 14 anos e prometeu novas intervenções no futuro. O Prefeito Marco Antônio Lage e o vice-prefeito Marco Antônio Gomes visitaram as instalações do PSMI e identificaram a necessidade de expansão do espaço físico, remodelação e ampliação de áreas existentes, renovação de mobiliários e equipamentos para melhor assistência, segurança e conforto dos pacientes e colaboradores.


A Prefeitura destacou que o Pronto-Socorro é apto para atender pacientes com ou sem risco de vida e funciona 24 horas por dia. No entanto, não confirmou a orientação de encaminhar os casos menos graves a outras unidades de saúde.


Sobre a triagem dos casos, a Prefeitura informou que é utilizado o Protocolo de Manchester como método. Já sobre a comunicação à população, a Prefeitura ressaltou que a população já conhece a prioridade de cada unidade de saúde.


A equipe do HNSD está realizando uma vistoria para identificar outros possíveis danos no prédio. Enquanto as obras de reforma não são realizadas, a população de Itabira precisa estar ciente das limitações do Pronto-Socorro Municipal e dos novos procedimentos de atendimento.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR