Produção industrial tem maior queda para fevereiro desde 2017, diz CNI

Produção industrial tem maior queda para fevereiro desde 2017, diz CNI

Produção industrial recua 2,7 pontos em fevereiro, para 45,2 pontos, segundo pesquisa da CNI; quando fica abaixo de 50, dado mostra retração


A atividade industrial manteve a tendência de queda em fevereiro deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16/3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


O resultado foi puxado pela queda de 2,7 pontos nos níveis de produção (de 47,9 para 45,2 pontos) e de 0,7 ponto percentual no emprego (de 49,2 para 48,5 pontos), entre janeiro e fevereiro. Quando fica abaixo de 50, o dado (que varia de 0 a 100 pontos) indica retração.


“A produção costuma recuar na passagem de janeiro para fevereiro. Porém, de 2017 para cá, este foi o menor índice. O número também é menor que a média histórica para o mês, de 46,5 pontos”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.


Segundo a CNI, um dos fatores que explicam o resultado é o nível dos estoques, que segue acima do planejado pelos empresários, o que mostra uma demanda mais fraca do que o esperado.


Expectativas se mantêm inalteradas


A pesquisa da CNI é dividida em duas partes: uma com dados do mês anterior (atividade e emprego) e outra com dados do mês corrente (intenção de investimento, índice de confiança e expectativa).


Em relação aos índices de expectativa para os próximos seis meses, houve pouca alteração. Apesar de permanecerem acima dos 50 pontos, o que indica um otimismo moderado, os indicadores seguem em patamar inferior às suas respectivas médias históricas.


O índice de intenção de investimento foi de 53,6 pontos na passagem de fevereiro para março, um recuo de 0,4 ponto na comparação com o mês anterior.


A Sondagem Industrial é uma pesquisa mensal que ouve pequenas, médias e grandes indústrias, para avaliar a evolução da produção, o número de empregados, a utilização média da capacidade instalada, o nível de estoques e o estoque efetivo em relação ao planejado, as expectativas e a intenção de investimento.


A pesquisa monitorou 1.637 empresas, entre os dias 1º e 9 de março de 2023.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR