Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe anuncia renúncia por problemas de saúde

Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe anuncia renúncia por problemas de saúde

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no cargo de maneira ininterrupta desde 2012, anunciou nesta sexta-feira (28) que renunciará ao cargo por motivos de saúde. 


"Decidi renunciar do cargo de primeiro-ministro", afirmou Abe, 65 anos, em uma entrevista coletiva na qual explicou que voltou a sofrer de colite ulcerosa, uma doença intestinal inflamatória crônica, que o forçou a deixar o poder em 2007.


"Vou continuar cumprindo as minhas funções até que um novo primeiro-ministro seja nomeado", completou.


O novo chefe de Governo provavelmente será o vencedor das eleições pela presidência do Partido Liberal-Democrata, comandado atualmente por Abe.


O primeiro-ministro não fez comentários sobre o possível sucessor na entrevista coletiva e afirmou que "todos os nomes que circulam fazem referência a pessoas muito capacitadas". 


O porta-voz do governo, Yoshihide Suga, e o ministro das Finanças, Taro Aso, são apontados como os nomes mais fortes para a sucessão.


Sem esconder a emoção, Abe afirmou que está "profundamente triste" por deixar o posto um ano antes da data prevista e em plena crise do coronavírus.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar