Primeiro debate entre Trump e Biden tem troca de farpas e pouco conteúdo

Primeiro debate entre Trump e Biden tem troca de farpas e pouco conteúdo

No primeiro debate da disputa eleitoral pela presidência dos Estados Unidos, em Cleveland, tanto o republicano Donald Trump quanto o democrata Joe Biden partiram para o ataque.


Numa troca de farpas constante, ambos tentaram constantemente desqualificar o interlocutor o que, no fim, acabou transformando o evento em um emaranhado de acusações, muitas vezes levando o moderador Chris Wallace a intervir – mas sem muito efeito. 


O formato do debate, transmitido nesta terça-feira (29) em rede nacional norte-americana, previa seis blocos de 15 minutos sobre um tema específico e pré-definido. Os candidatos deveriam falar por dois minutos sobre o assunto e, após isso, estava aberto o duelo.


Começou com uma pergunta sobre a indicação, por Trump, da juíza conservadora Amy Coney Barret para a Suprema Corte no lugar de Ruth Bader Ginsburg. O atual presidente dos EUA defendeu ter sido eleito para quatro, e não três anos, o que dá o direito constitucional para a indicação. Biden, por sua vez, disse que está ocorrendo uma eleição e afirmou que o mais correto seria esperar a disputa terminar para que a indicação fosse executada.


A partir desse momento, os dois rivais começaram a troca de farpas. Donald Trump, sempre fitando Biden, e interrompendo-o quando era atacado. Biden, olhando direto para a câmera, mas atropelando em palavras e trocando a espontaneidade por frases que pareciam ter sido meticulosamente ensaiadas. Houve pouco espaço para cada um desenvolver os projetos para a maior potência mundial.


Isso não impediu que Biden subisse de tom em alguns momentos, chamando Trump de "o pior presidente de todos os tempos dos Estaods Unidos". "Você vai calar a boca", disse o democrata, que lidera nas pesquisas, emendando outros comentários, como "todo mundo sabe que Trump é um mentiroso" e "não dá para falar com esse palhaço" foram alguns.


Já Trump voltou a bater na tecla de que Biden é apoiado pela extrema esquerda norte-americana que, segundo ele, estaria causando vandalismos nas cidades que vêm sendo palco de manifestações antirrascistas.


Ao repetir o lema "lei e ordem", Trump disse ter apoio de vários grupos das forças de segurança e, ao ouvir de Biden que o democrata também tinha entidades da categoria ao seu lado, pediu: "Cite alguma". Biden titubeou e não respondeu. 


O ex-vice de Barack Obama lembrou da má condução do atual presidente durante a pandemia do coronavírus e disse que o país poderia ter salvado milhares de vidas se o republicano não pressionasse pela volta das atividades.


"Ele [Trump] deve começar a trabalhar e cuidar das necessidades do povo americano, para que possamos reabrir com segurança", afirmou o democrata. "Ele [Biden] vai fechar o país inteiro e destruir todo o nosso país", rebateu o republicano.


Um dos momentos mais esperados do debate veio com a pergunta do moderador sobre a declaração de imposto de renda de Donald Trump.


Segundo o "The New York Times", o presidente ficou vários anos sem pagar os tributos e, em 2016, ano em que foi eleito, contribuiu com US$ 750 – valor que seria incompatível com seu patrimônio. 


"Quanto você pagou em imposto de renda", perguntou o jornalista. "Milhões e milhões de dólares", respondeu Trump. "Mostre-nos suas declarações de impostos", pediu Biden.


"Você os verá assim que terminarem", respondeu Trump

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir