Presidente da Câmara de Jacinto assume prefeitura, interinamente, após TRE cassar prefeito e vice

Presidente da Câmara de Jacinto assume prefeitura, interinamente, após TRE cassar prefeito e vice

O presidente da Câmara Municipal de Jacinto, Nadson Lúcio Carvalho (PROS), assumiu, interinamente, nesta quarta-feira (13), o cargo de prefeito do município. A posse foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após comunicar a cassação dos diplomas e o afastamento do prefeito eleito Leonardo Augusto de Souza (PRB), e do vice-prefeito, João Alves Berberino (PP), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2016.


A decisão determina ainda que Nadson Carvalho permaneça no cargo de prefeito até que sejam realizadas novas eleições e o novo prefeito eleito tome posse. No entanto, a data do novo pleito ainda será marcada pelo TRE.


Em julho, em decisão unânime do Tribunal, as candidaturas de Leonardo Souza e João Berberino foram cassadas em função de ilegalidades praticadas por eles, tais como a distribuição de comida no dia da convenção partidária dos investigados e a realização de showmício no distrito de Jaguarão em 06 de agosto de 2016.


Para o relator do processo, juiz Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, “a distribuição de alimentos do lado de fora de local onde ocorria a convenção está comprovada. (...) Embora não haja provas de que os candidatos tenham pessoalmente participado da distribuição, dela se beneficiaram.” E prosseguiu: “a realização de show com cantor localmente conhecido fora veladamente promovida para promover a candidatura. A ausência de discurso ou pedido explícito de voto é compensada pelo fato de que era perceptível aos presentes, pelo uso de cores, bandeiras e divulgação anterior que se tratava de evento eleitoral em benefício do candidato”, afirmou o juiz.


Leonardo Souza havia sido eleito com 4.381 votos, cerca de 64%, que foram anulados. Além da perda do mandato, ele e o vice João Berberino receberam pena de inelegibilidade por oito anos.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar