Prefeitura de Ipatinga alerta para surto de doença infecciosa transmitida por gatos

Prefeitura de Ipatinga alerta para surto de doença infecciosa transmitida por gatos

A Secretaria de Saúde de Ipatinga emitiu um alerta nesta quinta-feira (17) para surto de esporotricose, um tipo de micose infecciosa que provoca graves lesões, causada por um fungo.


A doença atinge animais, principalmente gatos, e pode ser transmitida para os seres humanos. Segundo a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Shara Regina da Silva, a dois importantes fatores que favorecem a propagação da doença em Ipatinga.


O clima da região, quente, é favorável, além do grande número de animais abandonados. “O que acontece hoje na nossa região é a superpopulação de animais na rua. As pessoas não castram seus animais, vai só reproduzindo, aí [os tutores] vão abandonando o animal na rua, ele começa a se alimentar na rua. E o animal de rua está vulnerável a qualquer tipo de doença”.


A transmissão da doença, do gato para o ser humano, acontece por meio de arranhões, mordidas e manipulação do animal infectado, que em contato com as feridas abertas no corpo do ser humano propicia a penetração do fungo provocando lesões.


Geralmente essas lesões são mais comuns de ocorrer nas mãos e nos braços. 

Participe da nossa enquete

Na sua opinião quem é o culpado pela dívida bilionária que quebrou o estado de Minas Gerais?
Resultados