Polícia vai investigar possível negligência em morte por coronavírus em Mariana

Polícia vai investigar possível negligência em morte por coronavírus em Mariana

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Cláudio Martins, de 44 anos, que morreu de coronavírus em Mariana, na região Central do Estado. Familiares denunciaram negligência por parte da prefeitura.


A recomendação partiu do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), onde chegou a informação de que houve “negligência e desleixo dos serviços públicos municipais em relação ao paciente falecido, que teria comparecido na policlínica por diversas vezes, desde 18 de março, sem receber atendimento e suporte adequado”.


Para expedir o documento, o MPMG considerou também as reclamações de servidores públicos municipais “informando descuido por parte da Administração Pública de Mariana, notadamente quanto à ausência de critérios para afastamento do trabalho presencial e à carência de equipamentos de proteção para evitar o contágio”, diz.


O órgão também recomendou, entre várias medidas, o município deverá providenciar pronto atendimento para as pessoas com suspeita de Covid-19 e o isolamento social de pessoas infectadas, informando semanalmente ao MPMG os casos confirmados ou sob investigação, e os óbitos, se ocorrerem.


A morte


Diagnosticado com pneumonia, Carlos, seguiu a recomendação médica e tomou a medicação por seis dias. Mesmo assim, as dores não melhoraram e as dificuldades para respirar só aumentavam.


De volta para casa, Cláudio retomou a medicação, mas sem surtir efeito, as dificuldades continuaram. Foi então que ele e a esposa decidiram procurar o Hospital Monsenhor Horta para fazer novos exames. Com o agravamento do quadro, a equipe da unidade resolveu pedir a transferência do paciente para um hospital particular na capital mineira.


Depois dos pulmões ficarem muito comprometidos e os rins pararem, Cláudio Martins faleceu na manhã do dia 30 de março. E no dia seguinte, veio o exame que confirmava a morte por coronavírus – o caso foi o primeiro em Mariana e fez o total de óbitos subir para quatro em todo o Estado.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR