Polícia prende pastor evangélico suspeito de estuprar mulheres que frequentavam sua igreja na grande BH

Polícia prende pastor evangélico suspeito de estuprar mulheres que frequentavam sua igreja na grande BH

De acordo com o inquérito, o pastor se aproveitava de sua posição na congregação para abusar sexualmente das vítimas


A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou hoje, 13 de março, a Operação Libertação, que prendeu um pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, de 51 anos, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O líder religioso era investigado pela PC desde maio do ano passado, por causa de abusos sexuais e estupro de vulnerável. Ele ficou conhecido pelo apelido de “Maníaco da Orelha”, por sempre iniciar seus assédios lambendo as orelhas das vítimas.


Segundo a delegada Larissa Mascotte, que já atuou na Delegacia da PC em Itabira, várias vítimas e testemunhas já foram ouvidas no inquérito policial e ainda há outras para prestar depoimentos. 


“Há notícias de pelo menos outras dez vítimas que deverão prestar depoimentos sobre os fatos nos próximos dias. A prisão preventiva foi representada pela Polícia Civil para manutenção da ordem pública, além do fato de algumas vítimas terem relatado que estavam sendo ameaçadas pelo autor”, destacou.


Segundo ela, também está em investigação um caso de uma menina, que na época dos fatos era menor de idade, e relatou que foi estuprada entre 12 e 16 anos de idade.


De acordo com o inquérito, o pastor se aproveitava de sua posição na Igreja para abusar sexualmente das vítimas e depois as ameaçava para que não denunciassem os abusos, ou ainda as difamava nos cultos visando desacredita-las. “O silencio é o maior inimigo das vitimas nesses casos. É muito importante essas mulheres procurem a Delegacia para denunciar”, disse Larissa.


O caso segue em investigação e deverá ser remetido à Justiça concluído nos próximos dias. O pastor responderá por importunação ofensiva ao pudor, estupro de vulnerável e estupro simples.


Igreja responde


Em nota divulgada em seu site, a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) esclareceu que o pastor em questão liderou a congregação por 25 anos. “Deste tempo, foram 10 anos à frente da obra no bairro Salgado Filho. Quando as acusações vieram a público, a Igreja não tinha conhecimento de tais condutas do pastor. No dia, 26/02/2018, o mesmo foi afastado de suas atribuições de pastor, em caráter preventivo de suas funções ministeriais de acordo com o estatuto da igreja, para que os fatos fossem apurados tanto pela Justiça, e conforme o critério disciplinar interno”, informou a igreja.


A IEQ disse que também “que a direção da Igreja nunca recebeu denúncia sobre o pastor nos 25 anos de vínculo com a igreja”. “Sobre os recentes fatos, só tomamos conhecimento depois das denúncias realizadas”.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR