Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria para investigar atos de vandalismo em Brasília

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria para investigar atos de vandalismo em Brasília

Nesta terça-feira (22), a Polícia Federal deu início à 12ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo investigar os atos golpistas ocorridos nas sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro. Essa nova etapa visa identificar pessoas envolvidas, seja participando, financiando, se omitindo ou incitando tais atos, que resultaram em "violência e danos generalizados aos imóveis, móveis e objetos dessas instituições".


Conforme informações dos investigadores, está sendo cumprido um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


Os crimes em apuração incluem, em tese, a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos. A Polícia Federal divulgou uma nota sobre a operação, porém não forneceu mais detalhes sobre as ações realizadas hoje.


A Operação Lesa Pátria continua em andamento, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.


Importante correção: A PF informou posteriormente que, ao contrário do que foi divulgado anteriormente, há apenas um mandado de prisão preventiva sendo cumprido, não dois.


A investigação desse caso é de extrema relevância para a preservação da ordem democrática e a punição dos responsáveis por atos que visam a desestabilização do Estado de Direito. A Polícia Federal segue empenhada em esclarecer todos os detalhes relacionados a essa série de eventos e garantir que a justiça seja feita.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR