PF instaura inquérito para investigar ligação de Kalil com empresários de ônibus de BH

PF instaura inquérito para investigar ligação de Kalil com empresários de ônibus de BH

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito no início deste mês para apurar uma denúncia de que Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo de Minas Gerais, teria recebido doações não registradas de empresários ligados ao setor de transporte público da capital mineira.


A documentação que deu base às investigações aponta que parte desses valores teriam sido aplicados na pré-campanha de Alexandre Kalil para o cargo de governador do Estado e também na pré-campanha de Adalclever Lopes, ex-secretário municipal de governo de Kalil, para o cargo de deputado estadual, ambas relacionadas ao pleito de 2022. A denúncia também menciona que parte dos valores recebidos teriam sido usados para a campanha em que Kalil se reelegeu prefeito de Belo Horizonte, em 2020.



Os documentos sugerem que a prefeitura de Belo Horizonte tem favorecido economicamente as empresas do setor em contratos e com benefícios econômicos. Entre os benefícios, o adiantamento de R$ 218 milhões às empresas de ônibus, “a fim de melhorar o fluxo de caixa das prestadoras dos serviços de transporte coletivo por conta da escassez de recursos em decorrência da pandemia”, segundo o documento de maio de 2020.


O adiantamento em créditos de vale transporte foi tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) municipal, que sugeriu, em novembro do ano passado, o indiciamento de Kalil por peculato, prevaricação e condescendência criminosa. O relatório final da comissão foi encaminhado ao Ministério Público, que investiga o caso sob sigilo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR