Petista Zé Dirceu voltará à prisão por decisão de TRF-4

Petista Zé Dirceu voltará à prisão por decisão de TRF-4

Ex-ministro da Casa Civil do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu voltará à prisão, após decisão do Tribunal Regional Federal da 4 Região (TRF-4) de Porto Alegre. O petista cumprirá oito anos e 10 meses de prisão.


A defesa de Dirceu alegou junto ao tribunal que a pena imposta em primeira instância pela Lava Jato estava prescrita, porque, na condenação em primeira instância, Zé Dirceu estava com 70 anos. O pedido, no entanto, foi negado pelos desembargadores nesta quinta-feira (16). A decisão contrária ao ex-ministro foi unânime.


Na seção, foi expedido ofício para início imediato de cumprimento de pena – isso porque a ação de Dirceu foi analisada por um tribunal de segunda instância.


Atualmente, condenados começam a cumprir a pena imposta após decisão de segunda instância. É o caso do ex-presidente Lula, por exemplo, que foi preso poucos dias depois de ter recurso negado junto ao TRF-4.


Agora, no caso de Dirceu, caberá ao juiz da 13 Vara da Justiça Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat, que substituiu Sergio Moro, expedir mandado de prisão contra Dirceu.


Dirceu pode recorrer da decisão desta quinta-feira junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Acusações


Zé Dirceu, segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Zé Dirceu participou de esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars. Entre 2009 e 2012, o petista teria recebido R$ 2,1 milhões em propina.


Na noite de quarta-feira (15), segundo a revista “Veja”, Zé Dirceu se reuniu com mais de 300 apoiadores, deputados e senadores do PT para se despedir. Ao discursar, disse que as chances de escapar da prisão eram remotas.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar