Paralização em montadoras: General Motors, Hyundai e Stellantis são as novas afetadas após desaquecimento da economia

Paralização em montadoras: General Motors, Hyundai e Stellantis são as novas afetadas após desaquecimento da economia

Após a paralisação de três fábricas da Volkswagen em fevereiro, outras montadoras também anunciaram férias coletivas para os funcionários entre março e abril. Dessa vez, as empresas afetadas são General Motors, Hyundai e Stellantis, detentoras de marcas de veículos como Fiat, Peugeot e Citroën.


Entre os motivos que impulsionaram a decisão das montadoras estão a falta de componentes, resultado de paralisações das fábricas desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, além do cenário econômico de juros altos e inflação, que faz com que clientes comprem cada vez menos.


A Hyundai Motor Brasil informou que as férias coletivas serão concedidas a partir desta segunda-feira (20) até 2 de abril, para os três turnos de produção e para equipes administrativas de sua fábrica de veículos em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde são produzidos os modelos Creta e HB20. Já a operação da fábrica de motores seguirá normalmente.


A General Motors, por sua vez, fará ajuste temporário na produção da picape Chevrolet S10 em São José dos Campos. As férias coletivas serão concedidas aos empregados entre a próxima segunda-feira (27) e 11 de abril.


Por fim, a Stellantis concederá férias coletivas em Goiana, Pernambuco, liberando um dos três turnos de trabalho a partir desta quarta-feira (22), com retorno programado no dia 10 de abril. Nos demais turnos, as atividades serão interrompidas entre os dias 27 de março e 6 de abril, suspendendo a produção dos SUVs Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro.


As montadoras afirmaram que a decisão de conceder férias coletivas é para adequar os volumes de produção, evitando a formação de estoques e acompanhando a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre do ano.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR