Nikolas Ferreira protocola ação popular contra indicação de Cristiano Zanin para o STF

Nikolas Ferreira protocola ação popular contra indicação de Cristiano Zanin para o STF

Deputado protocola ação popular contra indicação de Cristiano Zanin para o STF


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) deu mais um passo para contestar a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira (1º/6), o parlamentar protocolou uma ação popular argumentando que a escolha feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva viola os princípios da moralidade e impessoalidade. Em um post no Twitter, Ferreira destacou sua posição contrária à nomeação, afirmando: "Lula quer emparelhar o STF, mas não aceitaremos".


O anúncio da indicação de Zanin como ministro do STF pelo presidente Lula gerou diversas reações entre políticos da oposição e apoiadores do chefe de Estado. Uma das principais críticas direcionadas a Zanin é a preocupação de que sua atuação no Supremo possa não ser técnica e imparcial, devido ao seu envolvimento com casos da Operação Lava-Jato e à proximidade com Lula, seu cliente por vários anos.


Para que a indicação de Zanin seja confirmada, ele precisará passar por uma sabatina no Senado, cuja data ainda não foi definida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após a sabatina na comissão, a indicação será submetida a votação no plenário da Casa. Para ser aprovado, Zanin precisará do aval da maioria dos senadores, o que corresponde a 41 votos, ou seja, mais da metade das 81 cadeiras do Senado.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR