Universidade do Estado de Minas Gerais aprova criação de novos centros de pesquisa em chamada da Fapemig

Universidade do Estado de Minas Gerais aprova criação de novos centros de pesquisa em chamada da Fapemig

Propostas de sete unidades acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) foram aprovadas na Chamada 4/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa tem como objetivo apoiar a criação de centros de pesquisa e de instalações multiusuárias e multi-institucionais, assim como auxiliar a manutenção da infraestrutura científica da instituição.


Foram contempladas propostas das unidades Campanha, Divinópolis, Escola Guignard, Escola de Música, Ibirité, Ituiutaba e Passos. Ao todo, R$ 5,9 milhões vão ser investidos pela Fapemig na Uemg.


"A aprovação dos projetos permitirá a aquisição de equipamentos de alta complexidade, possibilitando a realização de pesquisas científicas e tecnológicas avançadas e inovadoras", afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uemg, professora Vanesca Korasaki. "Em última análise, as pesquisas têm impacto positivo na sociedade, na economia local e nacional, destacando-se pela relevância da prestação de serviços à comunidade", diz.


A Chamada 4/2023 foi criada para atender a Uemg e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Projetos relacionados a equipamentos de pequeno, médio e grande portes foram aprovados pela Fapemig.


Conheça, aqui, as propostas aprovadas.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Coluna do Rogério