Última etapa do Enem 2023 acontece neste domingo em todo o Brasil

Última etapa do Enem 2023 acontece neste domingo em todo o Brasil

Neste domingo (12/11), milhões de estudantes em todo o Brasil enfrentarão a última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, em busca de realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Aproximadamente 3,9 milhões de inscritos terão a oportunidade de testar seus conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.


Os candidatos terão um total de cinco horas para responder a 90 questões, com 45 relacionadas a ciências da natureza e outras 45 sobre matemática. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para o dia 24 de novembro, enquanto os resultados oficiais serão anunciados em 16 de janeiro de 2024.


Confira o cronograma para o segundo dia de provas:


- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 2º dia: 18h30


No primeiro dia de exames, realizado no domingo anterior (5/11), os candidatos enfrentaram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".


As questões abordaram diversos temas, incluindo a Palestina, desigualdades de gênero, racismo, inclusão, diversidade, preconceito linguístico, ditadura militar e mudanças climáticas. Escritores como Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo foram mencionados, assim como a música "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso e o educador Paulo Freire.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos podem usar documentos digitais para identificação nos locais de prova, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digital, por meio dos aplicativos oficiais. Capturas de tela não serão aceitas.


Os documentos de identificação aceitos incluem RG, identidade expedida por órgãos de segurança pública, passaporte, Carteira de Registro Nacional Migratório, entre outros. Em caso de perda ou furto dos documentos, o candidato pode apresentar o boletim de ocorrência feito até 90 dias antes do primeiro dia de prova.


Itens proibidos durante o Enem incluem relógios, equipamentos eletrônicos, anotações ou livros, artigos de chapelaria, protetor auricular ou fone de ouvido, canetas de material não transparente, lapiseiras, lápis, borracha, régua ou corretivo. Celulares e outros dispositivos eletrônicos devem ser lacrados em um envelope porta-objetos durante a prova.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Coluna do Rogério