PGR opina contra prisão de Bolsonaro em parecer enviado ao STF

PGR opina contra prisão de Bolsonaro em parecer enviado ao STF

A situação do ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria em Brasília tem gerado repercussão. A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas não recomendou um pedido de prisão, apesar dos pedidos de parlamentares do PT e do PSOL.


A estadia de Bolsonaro na embaixada despertou questionamentos sobre a possibilidade de busca de asilo político. No entanto, seus advogados justificaram sua presença como parte de uma agenda política ativa. Eles argumentaram que Bolsonaro mantém compromissos políticos, incluindo reuniões com lideranças estrangeiras alinhadas com o perfil conservador, mesmo sem mandato. A defesa também descartou a ideia de que Bolsonaro buscaria asilo político na Hungria, governada pelo aliado Viktor Orbán, chamando-a de "ilógica".


A PGR enviou o parecer ao STF em resposta a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, que solicitou explicações de Bolsonaro sobre sua estadia na embaixada. A Polícia Federal iniciou uma investigação para determinar se Bolsonaro estava buscando asilo político e se isso poderia ser considerado uma tentativa de fuga.


Em resposta a Moraes, a defesa de Bolsonaro mencionou que, em ocasiões anteriores em que ele deixou o país, informou o magistrado com antecedência, pois está sendo investigado em pelo menos cinco inquéritos no STF. Isso incluiu, por exemplo, sua viagem à Argentina para a posse de Javier Milei em dezembro do ano passado.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR