Família de Cafeicultores em Caratinga Recebe Reconhecimento por Café Especial

Família de Cafeicultores em Caratinga Recebe Reconhecimento por Café Especial

**Família de Cafeicultores em Caratinga Recebe Reconhecimento por Café Especial**


Em um enredo que entrelaça tradição familiar, amor pelo café e políticas públicas eficazes, a história da família de Fernanda Eloise Sá de Andrade Ribeiro, do município de Caratinga, ganha destaque e inspira comunidades locais. Há pelo menos quatro gerações, a família Ribeiro cultiva café de alta qualidade, uma jornada que alcançou novos patamares com a assistência técnica da Emater-MG e a certificação pelo Programa Certifica Minas, do Governo do Estado.


A história da família remonta aos tataravós, com a bisavó Maria Claudina de Sá, carinhosamente conhecida como Maricota, sendo uma figura central. Iniciando com uma pequena propriedade, a família evoluiu ao longo das décadas, tornando-se uma fazenda cafeeira renomada na região.


"Foi uma jornada de aprendizado e implementação de práticas sustentáveis e de qualidade", destaca Fernanda Eloise, que assumiu os negócios familiares há cerca de três anos. O encontro com técnicos da Emater-MG foi um ponto de virada, despertando em Fernanda o fascínio pelos cafés especiais e incentivando-a a buscar certificação.


A assistência técnica da Emater-MG, liderada por Geraldo Regis, foi fundamental nesse processo, levando a fazenda da família a obter a certificação pelo Programa Certifica Minas Café. Esse selo não apenas trouxe reconhecimento, mas também uma nova visão de mercado, destacando a importância da sustentabilidade e da qualidade.


A marca Café Maricota, nomeada em homenagem à bisavó da família, ganhou relevância e foi exportada para a Europa, impulsionando a economia local e mostrando o potencial da região de Terras Altas do Caratinga.


A região, conhecida por sua produção de cafés especiais, tem se destacado pela doçura e acidez equilibrada de seus grãos. O empenho pela certificação e o trabalho conjunto de instituições como Emater-MG, IMA e Seapa têm contribuído para fortalecer a cafeicultura na região e elevar a qualidade do produto.


O Programa Certifica Minas Café, pioneiro no país, tem sido uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão das propriedades cafeeiras e garantir a qualidade e sustentabilidade da produção. Atualmente, cerca de 940 propriedades são certificadas por meio desse programa, impulsionando o setor cafeicultor em Minas Gerais e consolidando o estado como líder na produção nacional de café.


Com projeções positivas para a safra de café em 2024, a família Ribeiro e outros produtores da região estão prontos para continuar elevando os padrões de qualidade e contribuindo para o sucesso da cafeicultura mineira.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR