Bolsonaro é Absolvido de Acusações de ‘Importunação’ de Baleia

Bolsonaro é Absolvido de Acusações de ‘Importunação’ de Baleia












Após meses de investigação, a Polícia Federal em São Sebastião concluiu o inquérito que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto a supostas ações de importunação a uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral paulista.


O inquérito, aberto em junho do ano passado, analisou se Bolsonaro teria se aproximado excessivamente do animal, infringindo leis de proteção ambiental, enquanto pilotava uma moto aquática durante uma visita a São Sebastião (SP). Seu assessor e advogado, Fabio Wajngarten, também esteve sob escrutínio no caso.


Apesar das investigações, tanto Bolsonaro quanto Wajngarten não foram indiciados pelas autoridades. O inquérito agora está sob a avaliação do Ministério Público Federal, que tem a prerrogativa de solicitar o arquivamento do caso, formular acusações formais ou requerer investigações adicionais.


Em declaração à imprensa, o advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno, destacou que “além das evidências factuais, é claro que os investigados não tinham consciência da possível irregularidade de sua conduta. Mais uma vez, vemos a máquina estatal sendo acionada (a partir de uma denúncia do Ibama) sem justificativa, acarretando custos desnecessários ao Estado”.


Bolsonaro e Wajngarten foram ouvidos pela PF em São Paulo no dia 27 de fevereiro deste ano. Após o depoimento, Daniel Tesser, advogado do ex-presidente, enfatizou que Bolsonaro reconheceu sua presença no vídeo do passeio de moto aquática, mas negou veementemente qualquer ato de importunação à baleia.


Eduardo Kutz, representante legal de Wajngarten, também reiterou a inocência do assessor, destacando que este estava ocupado reparando outra embarcação no momento do incidente, afirmando que “não houve qualquer ação que comprometesse o cliente” durante o depoimento à PF.


Após duas horas de interrogatório, Bolsonaro deixou a sede da Polícia Federal por volta das 15h45 sem prestar declarações à mídia.


O inquérito, conduzido inicialmente pela PF em São Sebastião, contou com o deslocamento do delegado responsável até a capital para conduzir os depoimentos.













Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR