Ataque na Rússia: um dos detidos diz que foi contratado via rede social

Ataque na Rússia: um dos detidos diz que foi contratado via rede social

A rede de noticias RT News divulgou neste sábado (23) uma matéria onde um dos supostos terroristas presos na Rússia hoje de manhã teria afirmado ter sido contratado para realizar o atentado contra a casa de shows Crocus City Hall, nos arredores de Moscou, via a rede social Telegram. 

Ao menos 133 pessoas que assistiam ao show da banda Picnic morreram e 107 ficaram feridas durante a noite de sexta-feira (22).

Na manhã deste sábado (23), os serviços de segurança da Rússia afirmaram que prenderam 11 suspeitos envolvidos, incluindo os quatro terroristas que abriram fogo na casa de shows. O massacre foi reivindicado pelo grupo afiliado do Estado Islâmico no Afeganistão, chamado Estado Islâmico da Província de Khorasan, ou ISIS-K.

No vídeo divulgado pela RT News, o homem declara que esteve na Turquia antes do ataque de sexta-feira. Questionado sobre o que fez no espaço de concertos de Crocus City na noite de sexta-feira, ele respondeu: "Eu atirei... em pessoas". Ele afirma que metade dos 500 mil rublos - o equivalente a cerca de R$ 27 mil, prometidos já tinham sido pagos a ele, via cartão.

Ele afirmou que não conhecia as pessoas que o contrataram, que providenciaram um esconderijo de armas para os atiradores, e que foi inicialmente contatado pelo aplicativo de mensagens Telegram. Segundo o suspeito, ele estava "ouvindo sermões… de um pregador" no Telegram antes de ser contatado pelos supostos mentores do ataque, há cerca de um mês.


Como foi o ataque


Homens armados, quatro segundo as autoridades, abriram fogo e depois incendiaram o Crocus City Hall, nos arredores de Moscou, pouco antes de um show. O ataque à sala de concertos é considerado um dos mais sangrentos na Rússia em duas décadas e o mais mortal reivindicado na Europa pelo grupo EI.

Entenda, hora a hora, a ação nessa sexta-feira (22) dos terroristas. 

Até a publicação desta reportagem, o Telegram não havia se manifestado. 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR