ArcelorMittal Paralisa Fábricas no Brasil e Concede Férias Coletivas

ArcelorMittal Paralisa Fábricas no Brasil e Concede Férias Coletivas

ArcelorMittal Paralisa Fábricas no Brasil e Concede Férias Coletivas devido à Baixa Demanda e Aumento de Importações


A ArcelorMittal, a maior produtora de aço do mundo com sede em Luxemburgo, tomou a decisão de paralisar parte de suas fábricas no Brasil e conceder férias coletivas aos seus funcionários. As unidades afetadas são as de Resende (RJ), Juiz de Fora (MG) e Piracicaba (SP).


A siderúrgica justifica essa medida pela baixa demanda por aço no mercado brasileiro e pelo aumento das importações no setor, que torna a produção interna menos competitiva devido aos preços mais baixos dos produtos importados.


Essa paralisação das fábricas será estendida até dezembro, embora a empresa não tenha divulgado a duração inicial das paradas técnicas nem quando elas começaram.


Em relação à fábrica de Resende, aproximadamente 400 dos 668 empregados entrarão em férias coletivas ou usarão o banco de horas para compensação. No entanto, a ArcelorMittal não forneceu informações sobre quantos funcionários serão afetados nas unidades de Juiz de Fora e Piracicaba.


A ArcelorMittal projeta uma queda de 1,3 milhão de toneladas em sua produção de aço no Brasil em 2023, em comparação com o ano anterior. A indústria siderúrgica, incluindo a ArcelorMittal, tem pressionado o governo brasileiro por um aumento na taxação do aço importado para proteger as indústrias locais.


A ArcelorMittal, formada em 2006 a partir da fusão da Arcelor de Luxemburgo com a Mittal Steel Company da Índia, possui cerca de 30 unidades no Brasil, incluindo fábricas de ferro e aço, minas e escritórios comerciais, concentrados em diversos estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR