Anatel contribuirá no combate às fake news nas eleições de 2024

Anatel contribuirá no combate às fake news nas eleições de 2024

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou sua colaboração com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater as fake news durante o período eleitoral deste ano, destacando a preocupação com o uso crescente de inteligência artificial por candidatos municipais.


O presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, explicou em entrevista ao Metrópoles os desafios dessa parceria, enfatizando a importância da celeridade na execução das decisões judiciais para garantir a disseminação de informações precisas aos eleitores.


Baigorri revelou que a Anatel implementará um "sistema 2.0" para remover fake news das redes, em conformidade com as determinações do TSE. Desde dezembro de 2023, após firmar parceria com o TSE, a equipe de fiscalização da Anatel vem se preparando para a integração total do sistema, visando o período de campanha e as eleições de 2024.


Durante a entrevista, Baigorri ressaltou a necessidade de agilidade na resposta às decisões judiciais, contrastando com o processo anterior, que envolvia trâmites físicos demorados. Agora, com a integração dos sistemas eletrônicos, as decisões judiciais serão executadas de forma mais rápida e eficiente, em cooperação com as operadoras de telecomunicações.


Além disso, Baigorri abordou outros temas, como projetos de lei, capacitação em inteligência artificial, o concurso público da Anatel e o sistema de bloqueio de chamadas falsas. A Anatel está contratando 50 especialistas em regulação, com ênfase em habilidades amplas, incluindo democracia, redes sociais, plataformas digitais e inteligência artificial, para enfrentar os desafios crescentes nesse campo.


A iniciativa reflete a preocupação em garantir a integridade do processo eleitoral e combater a desinformação, destacando a importância da colaboração entre instituições governamentais para enfrentar os desafios impostos pelaera digital.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR