A verdade nua e crua por trás dos elogios de grupos terroristas ao presidente Lula

A verdade nua e crua por trás dos elogios de grupos terroristas ao presidente Lula

As recentes declarações de Abdul-Malik al-Houthi, líder do grupo terrorista Houthi, elogiando a postura do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, em relação a Israel, levantam sérias preocupações e questionamentos sobre a direção da política externa brasileira.


É profundamente perturbador ver um líder terrorista aplaudindo as atitudes de um chefe de Estado, especialmente quando se trata de questões tão sensíveis e complexas como o conflito entre Israel e seus vizinhos. A postura de Lula em relação a Israel tem sido alvo de críticas e controvérsias, e os elogios de um líder terrorista apenas alimentam essas preocupações.


O grupo Houthi, apoiado pelo Irã, tem um histórico de ataques a embarcações internacionais no Mar Vermelho e de confrontos com as tropas dos Estados Unidos no Oriente Médio. Elogiar a postura de Lula em relação a Israel é, no mínimo, questionável, e levanta dúvidas sobre as verdadeiras intenções por trás desses elogios.


Durante seu pronunciamento, Abdul-Malik al-Houthi destacou a suposta clareza e ousadia da posição brasileira em relação a Israel, comparando-a com a postura de líderes árabes. No entanto, é importante lembrar que a política externa brasileira deve ser baseada em princípios de respeito aos direitos humanos, à democracia e à paz, e não em parcialidade em relação a conflitos.



As declarações de Abdul-Malik al-Houthi colocam em xeque a credibilidade do Brasil como mediador e defensor da paz na região. Ao ser elogiado por um líder terrorista, Lula corre o risco de ser associado a agendas e interesses que vão contra os valores fundamentais da democracia e da segurança global.


Portanto, é fundamental que as autoridades brasileiras reafirmem seu compromisso com os princípios democráticos e com o respeito aos direitos humanos em sua política externa. Elogios de líderes terroristas não devem ser motivo de orgulho, mas sim de reflexão e crítica sobre a direção que o país está tomando em relação a questões tão importantes como o conflito entre Israel e seus vizinhos.



Foto de Rogério Anício

Rogério Anício é Editor-Chefe do Portal Minas e assina semanalmente esta coluna para os leitores do portal.



Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR