Mulher diz que padre mandou motorista estuprá-la enquanto via crime

Mulher diz que padre mandou motorista estuprá-la enquanto via crime

Uma grave acusação abalou a comunidade religiosa nesta quarta-feira (31), envolvendo o padre Airton Freire de Lima, fundador da Fundação Terra. A personal stylist Silvia Tavares de Souza denunciou ter sido vítima de estupro em agosto de 2022 e acusou o padre de participação no crime. Em busca de justiça, ela compareceu ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, exigindo a conclusão da investigação do caso.


O crime está sendo investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022, respectivamente. Nessa terça-feira (30), o padre de 66 anos foi suspenso pela Diocese de Pesqueira, no Agreste do estado.


Segundo Silvia Tavares, o estupro teria sido praticado por um motorista do padre, chamado Jailson Leonardo da Silva, a mando do religioso. O padre Airton Freire nega as acusações e destaca que o afastamento permitirá que as investigações ocorram de forma tranquila.


De acordo com o relato da vítima, ela frequentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019 e tinha uma relação próxima com ele. Durante um desses eventos, Silvia foi chamada para uma casa isolada, onde ficavam os aposentos do padre. Foi nesse momento que o estupro ocorreu, com a participação do motorista, segundo a denúncia.


Detalhes chocantes do crime foram revelados por Silvia Tavares. Ela descreveu como o padre Airton a chamou para a "casinha" às 6h30 do dia seguinte ao enviar um áudio pelo celular. Chegando lá, ela encontrou o padre deitado, coberto por um lençol de seda, e foi solicitada a fazer uma massagem nele. Ao perceber que ele estava sem cueca, ela se assustou e saiu da cama. Foi então que o motorista se aproximou com uma faca e a ameaçou, enquanto o padre ordenava que ele a estuprasse.


Silvia relatou que o padre Airton fotografou os dois nus juntos e acariciou os órgãos genitais do motorista antes de mandá-los tomar banho. Ela destacou a relação de proximidade que tinha com o religioso e revelou que ele a chamava de "minha princesa".


A Fundação Terra, criada pelo padre Airton há 37 anos, desempenha um importante papel no Sertão de Pernambuco, promovendo ações sociais e de saúde, além de manter escolas, creches, lar de idosos e casas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


Enquanto a investigação segue em segredo de Justiça, Silvia Tavares busca justiça e espera que o caso seja solucionado. O governo de Pernambuco se comprometeu em oferecer apoio à vítima, fornecendo acolhimento psicológico e assistência jurídica.


O padre Airton Freire nega veementemente as acusações.

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir