MP denuncia obstetra após morte de dois recém-nascidos decapitados em Araguari, MG

MP denuncia obstetra após morte de dois recém-nascidos decapitados em Araguari, MG

Caso aconteceu na cidade mineira de Araguari


Um médico obstetra em Araguari, no Triângulo, foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais por homicídio culposo após dois recém-nascidos terem morrido em partos realizados por ele. O MPMG ajuizou também Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa cumulada com pedido de dano moral coletivo contra o profissional, solicitando seu afastamento do atendimento pelo SUS no município. 


Conforme a denúncia do MPMG, os homicídios culposos foram causados por imprudência, consistente na realização de procedimento médico com inobservância de regra técnica de profissão pelo plantonista pelo SUS. 


Em dois casos - um registrado em 2017 e outro em março deste ano - o Ministério Público afirma que contrariando a "regra técnica da profissão", o obstetra teria manobrado os feto equivocadamentes, culminando na decapitação dos bebê. O obstetra teria optado por realização de partos normais, quando a indicação, nesses casos, seria por cesarianas. 


Improbidade administrativa


Segundo o promotor Fernando Zordan, também foi ajuizada uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa cumulada com pedido de dano moral coletivo contra o profissional, em face do sistema público de saúde e por violar o princípio da eficiência administrativa ao dar causa à morte dos recém-nascidos.


O MPMG pede, ainda, a suspensão dos direitos políticos do réu por cinco anos, o pagamento de multa civil a ser fixada em 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo requerido por ocasião dos dois partos que resultaram na morte dos recém-nascidos e também de indenização ao Fundo Municipal de Saúde no valor sugerido de R$ 200 mil ou outro a ser arbitrado pela Justiça. 

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir