Moradores relatam tremor de terra em Congonhas; Defesa Civil já está na cidade

Moradores relatam tremor de terra em Congonhas; Defesa Civil já está na cidade
Moradores de Congonhas, na região Central de Minas Gerais, e de cidades ao redor entraram em contato com órgãos de imprensa na noite desta segunda-feira relatando terem sentido um tremor de terra. De acordo com as primeiras informações da Defesa Civil de Minas Gerais, o motivo seria um abalo sísmico de magnitude 3,2 na escala Richter ocorrido em Belo Vale, também na região Central do estado, e que foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

A mineradora CSN informou que técnicos da empresa foram deslocados na noite desta segunda-feira para a barragem Casa de Pedra, a maior da empresa na região, e a equipe não encontrou nenhuma anomalia na estrutura do local e nem nas outras barragens da mineradora. A CSN garante também que nenhuma detonação foi feita nos últimos minutos.


A Defesa Civil de Minas Gerais obteve a informação da CSN de que a barragem Casa de Pedra, que tem cerca de 76 metros de altura e capacidade para 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos, está em 'perfeitas condições'. “A gente está apurando esse tremor. A princípio, aconteceu. Já fizemos contato com a empresa CSN. De acordo com a mineradora, a barragem continua em perfeita situação. Já foi feita a verificação em vários aparelhos para mensurar qualquer dano causado na barragem”, afirmou o Coordenador Adjunto do órgão, Tenente Coronel Flávio Godinho, que afirmou que está indo para a cidade para verificar o que aconteceu.


“Estou me deslocando neste momento para Congonhas para acompanhar in loco todas as ações. Assim que chegar, passo as demais informações para que todos tenham a informação oficial”, declarou.


O Corpo de Bombeiros de Congonhas não foi acionado para resgate de vítimas, mas recebeu várias ligações com informações sobre o fenômeno.


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município (COMPDEC) confirma que o tremor foi sentido em vários pontos da cidade. O órgão também faz contato com outras mineradoras que possuem barragem na região, como Vale, Gerdau e Ferrous para verificar a situação das estruturas.


Confira a nota da CSN:


A CSN Mineração informa que o tremor sentido em Congonhas na noite de hoje (25/11) não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade CSN Mineração.


Nossas equipes seguem monitorando a situação, além de estar em contato com as autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor.


* Com informações da Rádio Itatiaia

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR