Ministério da Saúde autoriza oncologia via SUS no Hospital Nossa Senhora das Dores em Itabira, MG

Ministério da Saúde autoriza oncologia via SUS no Hospital Nossa Senhora das Dores em Itabira, MG

Nessa quinta-feira, 29 de dezembro, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 3.090 onde autoriza o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) a realizar atendimentos oncológicos via Sistema Único de Saúde (SUS). O documento, que é assinado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, prevê o repasse anual de R$ 5.980.919,16 para o custeio do serviço, que atenderá à população da região de Itabira.

As determinações do documento entraram em vigor a partir da sua data de publicação. De acordo com o documento, os recursos serão advindos do orçamento do Ministério da Saúde.

A instituição informou que o serviço está estruturado e que em breve estará disponível para o atendimento às pessoas com câncer. 


Reivindicação antiga

O HNSD reivindica o atendimento oncológico há alguns anos. Em 2016, as negociações ocorreram de maneira decisiva para que o governo federal autorizasse o serviço e destinasse os recursos necessários para o custeio.

Em setembro passado, o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, e representantes da mesa administrativa e do corpo clínico da instituição se reuniram em Brasília com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir o credenciamento do setor de oncologia do hospital para pacientes SUS e pedir celeridade no processo.

Na ocasião, a comitiva itabirana recebeu a garantia de que o serviço de média e alta complexidade seria autorizado no município. “Muitos anos de luta de muitas pessoas para conquistar e chegar a este momento. (…) A oncologia agora é uma realidade”, afirmou Vaquimar Vaz.


(Defato Online)

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Em Destaque