Minas Gerais recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19 para público infantil

Minas Gerais recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19 para público infantil

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que recebeu, na noite desta quarta-feira (1/2), 180 mil doses da vacina Pfizer contra a covid-19. Os imunizantes são destinados a crianças de seis meses até quatro anos de idade.


As doses foram encaminhadas para a Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte, que confere e separa os imunobiológicos para serem enviados às Unidades Regionais de Saúde.


A distribuição teve início nesta quinta-feira (2/2), com entrega às regionais de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano, além do município de Belo Horizonte.


As demais Unidades Regionais de Saúde estão agendando com a Central Estadual da Rede de Frio para retirada das vacinas a partir desta sexta-feira (3/2).


Esquema vacinal


De acordo com a Nota Técnica 1/2023, da Coordenação Geral de Incorporação Científica e Imunização do Ministério da Saúde (NT 1/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS), crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que já iniciaram o esquema com a vacina Pfizer (frasco de tampa vinho) devem completar o esquema primário (básico) de três doses com a mesma vacina, respeitando os intervalos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.


Já crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda vão iniciar a vacinação contra covid receberão o imunizante da Pfizer no esquema primário de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Destaca-se que os esquemas primários de vacinação (básicos) devem ser realizados utilizando-se a mesma vacina.


* com informações da Agência Minas

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar