Manoel Soares defende que negros deveriam ganhar três vezes mais que brancos

Manoel Soares defende que negros deveriam ganhar três vezes mais que brancos

Em entrevista ao YouTuber Rogério Vilela, o ex-apresentador da Globo Manoel Soares defendeu que pessoas negras deveriam ganhar três vezes mais que pessoas brancas, como forma de reparação histórica.


Soares argumenta que o salário de uma pessoa negra não é apenas seu, mas também de sua comunidade. Ele afirma que, mesmo que um negro ganhe o mesmo salário que um branco, ele ainda sofre com os impactos do racismo estrutural, como a desigualdade de oportunidades e o encarceramento em massa de pessoas negras.


"O salário que você ganha [sendo negro] não é só seu. Se eu trabalho na Globo, ganho o cachê de R$ 20 mil no comercial que fiz, mas tenho uma tia minha cujo filho, meu primo, está preso, eu tenho que ajudar. E meu primo está preso por quê? Porque o cenário social condicionou essa situação. Se aquele negão ganha o mesmo salário que você, com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos. Então, pela lógica, ele tinha que ganhar três vezes o que você ganha", disse ele.


Soares afirma que ainda teme que brancos, mesmo aliados à luta anti-racista, se sintam prejudicados: "Essa lógica de equiparação é uma lógica que dói, porque tem uma galera [branca] que quer meter o papo de aliado, mas ninguém quer dividir o privilégio. E dividir o privilégio é dividir o dinheiro!"


"Você, talvez, seja um branco que se esforça para não reproduzir os equívocos dos seus ancestrais – mas você é beneficiado pelo que eles fizeram. Não estou falando que você tem culpa, estou falando que você tem responsabilidade. Com certeza, o que eles fizeram te colocou onde você está, e eu sou prejudicado pelo que seus ancestrais fizeram. Seu filho, com seis anos, tem um universo de perspectiva na vida que o meu não tem. Às vezes, para entregar para o meu filho uma possibilidade melhor na vida, sou obrigado a virar para você e dizer: 'mano, vamos dividir esse bolo'", acrescentou Manoel.


Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR