Maduro pede ajuda ao papa: 'Estou a serviço da causa de Cristo'

Maduro pede ajuda ao papa: 'Estou a serviço da causa de Cristo'

O presidente venezuelano Nicolás Maduro disse que escreveu ao papa Francisco pedindo sua ajuda e mediação, em uma entrevista nesta segunda-feira (4) com o canal italiano SkyTG24.


"Enviei uma carta ao papa Francisco", declarou Maduro nesta entrevista gravada em Caracas. "Disse a ele que estou a serviço da causa de Cristo (...) e nesse espírito peço sua ajuda, em um processo de facilitação e reforço do diálogo".


"Os governos do México e do Uruguai, todos os governos caribenhos e do Caricom e o da Bolívia pediram uma conferência de diálogo para o dia 7 de fevereiro", acrescentou.


"Peço ao papa para fazer seus melhores esforços, para colocar sua vontade, para nos ajudar no caminho do diálogo, espero receber uma resposta positiva", disse Maduro.


A União Europeia e o Uruguai anunciaram no domingo a primeira reunião do grupo de contato para promover a organização de novas eleições na Venezuela para o dia 7 de fevereiro em Montevidéu.


A UE e oito dos seus Estados membros (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Holanda, Reino Unido e Suécia) estão entre eles, bem como a Bolívia, Costa Rica, Equador e Uruguai para os países da América Latina.


O papa participa atualmente de uma reunião internacional inter-religiosa nos Emirados Árabes Unidos e deve voltar a Roma na noite de terça-feira.


Enquanto uma dúzia de países europeus - mas não a Itália - reconheceu o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, Maduro instou a Europa a "não ser arrastada pelas loucuras de Donald Trump", o presidente dos Estados Unidos que reconheceu Guaidó e que não exclui uma intervenção militar.


"Digo ao mundo inteiro: precisamos de solidariedade, consciência para não ceder à loucura da guerra e transformar a Venezuela em um novo Vietnã", insistiu Maduro.


Na Itália, a crise venezuelana causa fortes tensões. Oficialmente, Roma mantém cautela, lembrando que nunca reconheceu a reeleição de Maduro e pede uma nova eleição presidencial.


Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro e chefe da extrema direita, pediu no domingo o retorno da democracia na Venezuela, "porque todos os regimes comunistas devem ser removidos da face da Terra".


Mas seus aliados do Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema) são mais ambíguos. "A quantidade de democracia que procuramos exportar para um país é sempre diretamente proporcional à quantidade de petróleo que existe (...) É preciso coragem para permanecermos neutros", disse Alessandro Di Battista, um dos líderes do movimento.


Já o presidente italiano, Sergio Mattarella, pediu que a Itália demonstre "responsabilidade" e "clareza em uma linha compartilhada com todos os nossos aliados e nossos parceiros na União Europeia".

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR