López Obrador é eleito presidente do México, diz autoridade eleitoral

López Obrador é eleito presidente do México, diz autoridade eleitoral

O ex-prefeito da Cidade do México, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, conhecido pelas suas iniciais AMLO, foi escolhido como novo presidente do México nas eleições deste domingo (1º), de acordo com o Instituto Nacional Eleitoral em comunicado na madrugada desta segunda-feira (2). O próximo presidente, que é do Movimento Regeneração Nacional (Morena), deve encerrar a apuração com a porcentagem de votos entre 53% e 53,8%, segundo a projeção do resultado final da autoridade eleitoral do país, chamada de 'contagem rápida'.


As pesquisas de boca de urna indicavam vitória de Obrador com cerca de 45% dos votos. Logo após a divulgação, os rivais na disputa já haviam reconhecido a derrota. Candidato da esquerda, López Obrador deve vencer com cerca de 53% dos votos no México Por volta das 5h25 (no horário de Brasília), com 31,6% das urnas apuradas, Obrador tinha 53,33%. O segundo colocado, Ricardo Anaya tinha 23,25% da preferência do eleitorado, seguido pelo governista Antonio Meade que aparecia com 14,92%. Jaime Rodriguez tinha 5,83% dos votos.


Obrador, que concorreu ao cargo pela 3ª vez, superou nas urnas o economista José Antonio Meade, candidato governista do Partido Revolucionário Institucional, o conservador Ricardo Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD), e Jaime Rodriguez, independente conhecido como 'El Bronco'.


Além da eleição para presidente, quase 89 milhões de mexicanos foram às urnas para escolher governadores, prefeitos e deputados locais e federais, entre os mais de 18 mil cargos em disputa. As seções eleitorais foram abertas às 9h e se fecharam às 20h, pelo horário de Brasília.


'Dia histórico'


"Convoco todos os mexicanos à reconciliação e a pôr acima dos interesses pessoais, por legítimos que sejam, o interesse superior" Obrador aproveitou para agradecer aos seus concorrentes. "Expresso meu respeito em quem votou em outros candidatos e partidos, e o mesmo manifesto para os três candidatos à Presidência da República das diferentes organizações que hoje reconheceram o nosso triunfo e vitória", disse.


Ele afirmou ainda que seu projeto de nação buscará estabelecer uma "autêntica democracia" e as mudanças "serão profundas". Além disso, López Obrador disse que haverá liberdade intelectual e empresarial, e asseverou que haverá disciplina fiscal e financeira. Tudo isso a fim de "erradicar" a corrupção, um dos principais problemas que corrói o país. 

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar