Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito e vice-prefeito de Mateus Leme

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito e vice-prefeito de Mateus Leme

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro Coelho (Republicanos), e do vice-prefeito, Andinho (Republicanos), por arrecadação irregular de valores por terceiros e gastos não declarados na campanha de Renilton à prefeitura em 2020, além de compra de votos por meio de doações de cervejas, churrascos e outras vantagens aos eleitores. A ação de impugnação de mandato eletivo foi impetrada pela coligação do ex-prefeito da cidade, Julio Fares (PP).


O Tribunal concluiu que houve abuso de poder econômico e caixa dois de campanha, o que influenciou o resultado das eleições. Renilton venceu a disputa em 1º turno com 42,40% dos votos, enquanto Julio Fares ficou em segundo lugar com 40,53%, uma diferença de 328 votos.


Apesar da decisão da magistrada, prefeito e vice-prefeito permanecem no cargo. O afastamento só ocorrerá se a decisão for transitada em julgado ou se, em caso de recurso, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) mantiver a sentença de 1ª instância. Se o afastamento for efetivado, prefeito e vice-prefeito se tornam inelegíveis por oito anos.


Em nota, o prefeito Renilton Ribeiro Coelho afirmou que, embora discorde, respeita a decisão e que irá recorrer por ter convicção em sua inocência. Ele reforçou seu compromisso em continuar trabalhando em prol do povo de Mateus Leme ao lado de sua equipe da administração municipal.


A população de Mateus Leme espera que a situação seja resolvida com transparência e justiça, garantindo que os interesses da cidade e de seus cidadãos sejam preservados.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar