Jovens recebem salário para estudar música em Minas Gerais

Jovens recebem salário para estudar música em Minas Gerais

Para contribuir com o desenvolvimento profissional e cidadão dos jovens, o governo federal criou, em 2000, a partir da Lei da Aprendizagem, o programa Adolescente Aprendiz. Com a iniciativa , empresas de médio e grande porte são obrigadas a terem uma cota do quadro de funcionários para a contratação de adolescentes.


Com a lei, a Instituição Social Ramacrisna, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, desenvolveu uma solução inovadora: através do Programa Adolescente Aprendiz, foi criada uma nova modalidade de curso, o Aprendiz na Música.


Através do programa, empresas que precisam contratar jovens, mas não tem onde absorvê-los em seu quadro funcional; podem inscrevê-los na Orquestra Jovem Ramacrisna, introduzindo-os no universo da música instrumental.


Por meio do programa, os jovens participam de aulas teóricas e práticas de música em instrumentos de corda e sopro; e, ainda, fazem parte da Orquestra Jovem Ramacrisna, fundada há 11 anos, e que conta com a regência do maestro Eliseu Barros, profissional experiente e reconhecido no cenário musical.


A Orquestra conta também com os professores Elias Barros (violino), Alexandre Barros (flauta e oboé) e Willian Barros (clarinete, viola e aulas teóricas), integrantes da Família Barros, com quatro gerações dedicadas à musica.


A Instituição Social Ramacrisna está inovando ao desenvolver opções de atuação para o Programa Adolescente Aprendiz do Governo Federal. Para aquelas empresas que são obrigadas pela legislação a contratar adolescentes do Programa, mas não têm onde absorvê-los, a instituição desenvolveu duas categorias de atuação: o Aprendiz na Música (que oferece as aulas de teoria e prática em instrumentos de corda e sopro – Orquestra) e o Aprendiz de Audiovisual (oferece aulas de audiovisual para jovens comunicadores – fotografia, produção de vídeo).


Empresas da região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive a capital mineira, podem ser parceiras da Ramacrisna. As aulas teóricas do Programa Adolescente Aprendiz acontecem em Betim e em Belo Horizonte (MG).

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Em Destaque