Ipatinga e Governador Valadares estão entre as 175 cidades do país com altos índices de tuberculose, hanseníase e outras doenças

Ipatinga e Governador Valadares estão entre as 175 cidades do país com altos índices de tuberculose, hanseníase e outras doenças

O estado de Minas Gerais destaca-se com nove municípios considerados prioritários no Programa Brasil Saudável, lançado pelo Ministério da Saúde. Além de Ipatinga e Governador Valadares, Betim, Montes Claros, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte estão entre as cidades que demandam atenção especial.


O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) revela que esses municípios enfrentam altas cargas de 14 doenças e infecções, impactando significativamente as populações vulneráveis. O Brasil assume a vanguarda internacional ao lançar o "Brasil Saudável", visando eliminar problemas de saúde pública, como tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária.


Coordenado pelo Ministério da Saúde, o programa conta com ações articuladas entre diversas pastas governamentais. A iniciativa busca alinhar-se às metas globais da ONU, destacando o compromisso do Brasil na eliminação dessas enfermidades que, entre 2017 e 2021, foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no país.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR