Inundações deixam 50 mortos e 27 desaparecidos na Indonésia

Inundações deixam 50 mortos e 27 desaparecidos na Indonésia

**Tragédia em Rambatam, Indonésia: 50 Mortos e 27 Desaparecidos após Inundações e Fluxo de Lava Fria**


As recentes inundações repentinas e um fluxo de lava fria de um vulcão no oeste da Indonésia resultaram em uma tragédia com 50 mortos e 27 pessoas ainda desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado pela agência de gestão de desastres.


O evento, ocorrido no fim de semana, também deixou 37 feridos e forçou 3.396 pessoas a abandonarem suas residências. A agência de gestão de desastres solicitou a mobilização de maquinário pesado para auxiliar nos esforços de resgate, enfatizando que o número de vítimas pode aumentar.


As fortes chuvas do sábado na ilha de Sumatra resultaram em inundações em dois distritos, arrastando cinzas e areia do monte Marapi, o vulcão mais ativo do país, com 2.885 metros de altura. No final de 2023, uma erupção do mesmo vulcão causou a morte de 23 alpinistas que escalavam a montanha.


A lava atingiu um rio, desencadeando inundações por toda a província. Cerca de cem residências e alguns edifícios foram inundados, de acordo com autoridades locais. Deslizamentos de terra e inundações são eventos frequentes na Indonésia durante a temporada de chuvas.


Em 2022, quase 24 mil pessoas foram evacuadas e duas crianças perderam a vida em inundações na ilha de Sumatra, um fenômeno que é exacerbado pelo desmatamento, como apontam ambientalistas.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Em Destaque