Iluminação natalina de 2022 é inaugurada na Praça da Liberdade

Iluminação natalina de 2022 é inaugurada na Praça da Liberdade

A tradicional decoração de Natal da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi inaugurada na noite desta sexta-feira (2/12), data em que também foram celebrados os 302 anos de Minas Gerais. Em 2022, o tema da iluminação é “Natal da Mineiridade”, com cores e luzes que retratam as tradições e costumes que, além da capital mineira, vão enfeitar mais de 200 cidades do estado. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Cemig. 



“Celebramos a mineiridade ao longo de 2022 e agora teremos uma iniciativa em conjunto para fortalecer o nosso sentimento de orgulho e o turismo em todo o estado para comemorar o Natal no Circuito Liberdade e nas cidades do interior”, explicou o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.


“Hoje Minas Gerais é o segundo destino mais procurado para o turismo no Brasil. E é um turismo cultural, um turismo da mineiridade, do bem receber, da nossa cozinha e sobretudo de portas abertas. Este ano foi um ano de resgate, de pertencimento à nossa terra e dos valores que nós temos, baseado na própria ideia de Minas Gerais, de Alceu Amoroso Lima, depois Carlos Drummond de Andrade fala tão belamente da mineiridade e finalmente, no Modernismo, o nosso grande Guimarães Rosa. É um estado de espírito que tem no Natal o encontro com as nossas famílias, com nossa cultura e forma de ser”, enfatizou o secretário. 


Todas as artes do “Natal da Mineiridade” em Belo Horizonte foram desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos ao contorno do Circuito Liberdade. Os demais equipamentos culturais apresentarão suas decorações a partir de segunda-feira (5/12). “A Praça da Liberdade e os demais equipamentos do circuito se enfeitam para receber os belo-horizontinos e turistas em um momento de celebração do que há de melhor em Minas Gerais”, disse Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), órgão responsável pela gestão do Circuito Liberdade.


O Palácio da Liberdade também receberá celebrações especiais durante o período natalino, com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha. Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes presépios que já foram contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).


A proposta é reunir diversas linguagens artísticas, como música, teatro, literatura, performances interativas, artes visuais e cultura popular tradicional na Praça da Liberdade, proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com essa iniciativa, o Circuito Liberdade se torna uma vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior ao grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade. 


Também participaram da cerimônia a secretária municipal de cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, entidade que apoia a iniciativa.


Ponto de encontro no fim de ano


Na noite de inauguração da iluminação, muitos grupos de amigos, casais e famílias aproveitaram para conhecer as novas formas geradas pelas tradicionais luzes de Natal da Praça da Liberdade, que os belo-horizontinos poderão admirar até 6/1/2023.


As decorações vão desde presépios tradicionais, à casa do Papai Noel e até símbolos tipicamente mineiros, como as ondas de luzes da alameda central, que remetem às montanhas de Minas, estruturas e túneis em formato do triângulo vermelho da bandeira, representações de campos de canavial e milharal do estado, e o delineado da Igreja barroca de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, obra de Aleijadinho. 


Para o casal de estudantes Bárbara Soraggi e Célio Carvalho, a ida à praça foi a escolha após assistirem ao jogo da seleção brasileira em um bar. Eles se encantaram com um túnel de luzes de variadas cores, que simboliza as festas populares do estado. “Nós viemos em todas desde 2016 e a decoração desse ano é uma das minhas favoritas, com muitas opções de fotos”, relata Bárbara.


Já as crianças se maravilharam com as luzes no piso do coreto, como no caso de Lucas e Helena, filhos da dentista Flávia de Andrade, que visita BH de Manhuaçu. “As crianças ficam encantadas, aproveitam cada local e esse espírito natalino é muito comovente”, conta Flávia.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR