Governo Federal anuncia leilão da BR-381 para concessão privada na próxima sexta-feira

Governo Federal anuncia leilão da BR-381 para concessão privada na próxima sexta-feira

O governo federal confirmou que na próxima sexta-feira, dia 24, acontecerá o aguardado leilão na Bolsa de Valores de São Paulo para a concessão à iniciativa privada do trecho da BR-381 que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, região Leste de Minas Gerais. O evento contará com a presença do Ministro dos Transportes, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, que participará da abertura dos envelopes.


Este trecho a ser concedido compreende uma extensão de 304 quilômetros e tem o potencial de atrair investimentos significativos, estimados em até R$ 10 bilhões, abrangendo tanto os investimentos quanto os custos operacionais ao longo dos 30 anos de duração do contrato de concessão.


O projeto de concessão inclui uma série de inovações tecnológicas voltadas para a redução de acidentes de trânsito, além de intervenções cruciais, tais como a duplicação de 134 quilômetros de pistas, a implantação de 138 quilômetros de faixas adicionais e 11 quilômetros de vias marginais, conforme estipulado no edital de concessão.


Adicionalmente, o projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio com tarifas diferenciadas para as pistas simples e duplas. O vencedor do leilão será aquele que oferecer a menor tarifa de pedágio.


O trecho a ser licitado abrange 20 municípios mineiros, incluindo Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Periquito, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque, e Governador Valadares. Esse empreendimento promete trazer melhorias significativas para a infraestrutura rodoviária e a mobilidade na região, beneficiando a população e o desenvolvimento econômico.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR