Governo faz as contas e acha que pode votar Previdência em 2017

Governo faz as contas e acha que pode votar Previdência em 2017

O governo fez as contas e já considera possível começar a votação da reforma da Previdência ainda em 2017. O relator do texto defende que o plenário da Câmara abra discussões sobre o tema na próxima segunda-feira (11).


Reforma da Previdência até no almoço em homenagem ao presidente da Bolívia, Evo Morales. O presidente Michel Temer disse que vê um “terrorismo inadequado em divulgações equivocadas sobre a proposta”.


“Eu digo isso, porque de vez em quando espalham: ‘Olha, vão tomar a sua aposentadoria, vão tirar a sua aposentadoria’. É um terrorismo inadequado, um terrorismo administrativo inadequado porque a essência da reforma, este é outro ponto fundamental, é combater privilégios”, disse o presidente.


Depois disse que está mais otimista para a votação: “Eu acho que vai ser agora, eu acho que vai ser agora. Pelo que eu estou sentindo”.


Temer falou ainda sobre a possibilidade de o PSDB fechar questão, obrigar seus deputados a votar a favor da reforma. Disse que ouviu do presidente em exercício do partido, Alberto Goldman, que ele poderia trabalhar pelo fechamento. Goldman disse que vai trabalhar para que o partido tome uma posição, qualquer que seja ela, e que ser favorável à reforma está no programa do PSDB.


O PMDB quer fechar questão. O líder disse que a maioria dos deputados do partido de Temer apoia a decisão. A palavra final vai ser da executiva do PMDB. Baleia Rossi espera agora um efeito dominó.


“A sinalização é que outros partidos da base vão fazer o mesmo, vão propor o fechamento de questão e vão seguir com o apoio a essa reforma”, afirmou.


Mas dentro do próprio PMDB não há unanimidade.


“Não considero ser recomendável fechamento de questão nesta matéria, até para permitir que os deputados possam decidir o seu próprio voto de acordo com as suas circunstâncias, sua consciência e sua reflexão”, declarou Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da CCJ.


Entre os aliados, também não há consenso. O presidente do PP, Ciro Nogueira, defende fechar questão. Líderes do PSD e do DEM não querem fechar. Mesmo assim, o relator da reforma, Arthur Maia, do PPS, disse que já quer começar a discussão da proposta no plenário da Câmara na segunda feira (11).


“Existe plenamente condições de iniciarmos a discussão aqui na segunda-feira e avançarmos para ainda na semana que vem a votação em primeiro turno aqui na casa”, afirmou Arthur Maia.


Para aprovar a reforma, são necessários 308 votos em duas votações. Para aliados, o presidente da Câmara já fala em votar na semana que vem, mas Rodrigo Maia não arrisca quantos votos o governo tem hoje.


“Não sei, não sei ainda. O importante é que nós estamos trabalhando, que os partidos estão engajados e tenho muita esperança que a gente possa votar este ano, porque essa é uma matéria, como eu disse, que ela será votada em algum momento, quanto mais distante do dia de hoje, maior será a necessidade da reforma, mais dura vai ser a necessidade da reforma”, explicou Maia.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR