Governo de Minas publica edital para concurso público da Secretaria de Educação

Governo de Minas publica edital para concurso público da Secretaria de Educação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) divulgou, nesta quarta-feira (31), o edital para o aguardado concurso público. São oferecidas um total de 19.878 vagas em diversas carreiras, abrangendo cargos como professor, analista de educação básica, técnico da educação e outros.


O concurso, considerado um dos maiores do estado e do país, é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). As vagas contemplam as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), a Unidade Central e as unidades escolares.


Inscrições para o concurso público da SEE-MG estarão abertas de 31 de julho a 29 de agosto deste ano, e os interessados devem se inscrever através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame.


Segundo informações do governo de Minas, desde 2019, já foram nomeados 15 mil servidores aprovados em concursos públicos na área da Educação. Além disso, está prevista a nomeação de mais quatro mil candidatos excedentes, referentes ao saldo de aprovados no concurso público da Educação do Edital SEE nº 07/2017, até setembro de 2023.


O concurso público da SEE-MG será realizado em três etapas, com início em outubro. Serão aplicadas provas objetivas de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. A prova objetiva abordará questões de Língua Portuguesa, raciocínio lógico-matemático, legislação educacional, direitos humanos e conhecimentos específicos. As avaliações serão realizadas em todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.


A segunda etapa consistirá na redação, que terá caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos. Por fim, a terceira etapa será realizada apenas para os cargos de nível superior.


O edital completo do concurso pode ser acessado nos sites da FGV, Seplag-MG e SEE-MG. Os candidatos devem acompanhar o cronograma estabelecido no site da FGV para não perderem as etapas importantes do processo seletivo.


Confira abaixo a distribuição de vagas por cargo:


Professor de Educação Básica (PEB): 13.121 vagas
Especialista em Educação Básica (EEB): 1.656 vagas
Analista Educacional (ANE): 407 vagas
Analista Educacional na função de Inspetor Escolar: 438 vagas
Analista de Educação Básica (AEB): 552 vagas
Técnico da Educação (TDE): 311 vagas
Assistente Técnico de Educação Básica (ATB): 3.393 vagas

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR