França eleva risco de gripe aviária de 'insignificante' para 'moderado'

França eleva risco de gripe aviária de 'insignificante' para 'moderado'

A França elevou o risco de gripe aviária de “insignificante” para “moderado” após detectar um caso em uma criação particular em uma região do norte, fronteiriça com a Bélgica, informou o ministério da Agricultura nesta sexta-feira (10).


A infecção, confirmada na quinta-feira em uma ave que não estava destinada à comercialização, aumentou o risco “imediatamente” nos territórios franceses e na Europa, segundo a decisão publicada nesta sexta no Diário Oficial.


Nas explorações situadas em áreas de risco especial, como áreas úmidas por onde costumam passar aves migratórias, elas não poderão permanecer ao ar livre. Além disso, os zoológicos deverão vacinar os pássaros que não puderem confinar.


Essas medidas buscam conter novos focos após um ano desastroso para os criadores de patos. Os 500 focos detectados no sudoeste da França, berço do ‘foie gras’, provocaram o sacrifício de mais de 3,5 milhões de aves, especialmente patos.


Desde o início de setembro, dois casos de H5N8 também foram declarados na Bélgica, em um vendedor de aves e na casa de um particular.


Luxemburgo também confirmou um caso na casa de um indivíduo, em relação direta com as vendas do comerciante belga, segundo um comunicado das autoridades da Bélgica.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar