Festival Gastronômico Sabores da Montanha promete encantar paladares no Sul de Minas e Vale Histórico

Festival Gastronômico Sabores da Montanha promete encantar paladares no Sul de Minas e Vale Histórico

A partir desta sexta-feira (2), terá início o aguardado 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que promete proporcionar uma experiência culinária única para o público sul-mineiro e paulista. O evento, que se estenderá até o final do próximo mês, reunirá uma extensa diversidade gastronômica, desde pratos simples e tradicionais até criações refinadas com toques de luxo.


Com participação de estabelecimentos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, o festival contará com a presença dos principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha. Ao todo, 56 estabelecimentos já se inscreveram para o evento, sendo 24 de São Paulo e 31 de Minas Gerais.


A proposta do festival vai além de divulgar a gastronomia típica da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. O objetivo é valorizar as raízes centenárias da culinária regional, explorando os sabores autênticos e resgatando a tradição da comida caipira, ao mesmo tempo em que traz inovações contemporâneas para a gastronomia mineira.


Os participantes do festival estão caprichando nas receitas, apresentando pratos que mesclam a tradição caipira com toques contemporâneos ou incorporando ingredientes regionais frescos para criar iguarias adaptadas à culinária típica local. Entre os destaques, está o "Aconchego Mineiro", um prato preparado em Maria da Fé (MG) que combina prime rib suíno grelhado com insumos frescos da região, criando uma experiência gastronômica única.


Outra iguaria que promete encantar os visitantes é o "Bufallo Wings", preparado em Andradas (MG). O petisco, de inspiração americana, consiste em asinhas de frango assadas, cobertas com molho bufallo agridoce levemente picante. Já a pastelaria do Mercado Municipal de Andradas criou o "Gaúcho Brabo", que consiste em 10 pasteizinhos recheados com costela bovina desfiada, acompanhados por uma suculenta geleia de pimenta e uma maionese especial da casa.


A diversidade gastronômica do festival abrange desde pastelarias até vinícolas premium, proporcionando uma verdadeira festa para os sentidos. Os pratos apresentados são uma representação autêntica da culinária regional, valorizando os ingredientes e técnicas tradicionais da região.


O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha ocorrerá até 30 de julho de 2023 e promete atrair tanto moradores locais quanto turistas em busca de uma experiência gastronômica diferenciada. 

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar