Feriado deve chover mais de 110 milímetros em Ipatinga, segundo Defesa Civil

Feriado deve chover mais de 110 milímetros em Ipatinga, segundo Defesa Civil

A Defesa Civil de Ipatinga emitiu um alerta, nesta sexta-feira (8), sobre a previsão de chuva que deve se estender até o dia 12 de outubro. O maior volume, segundo o órgão, está previsto para segunda-feira (11).


De acordo com a Defesa Civil, em um período de cinco dias, deve chover mais de 110 milímetros no município. O período chuvoso teve início nesta sexta-feira (8), devido a uma inversão térmica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não há risco de chuvas acumuladas para a cidade, mas a previsão aponta para precipitações pluviométricas mais elevadas e de modo disperso até terça-feira (12). “A principal orientação é que se evite, na medida do possível, locais próximos a grandes árvores, encostas e postes, pois são pontos considerados de risco”, alertou Júlio César Teodoro, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec).


Nestes dias, segundo o INMET, a temperatura na cidade deve ficar entre 14ºC e 25ºC. Os dias que podem fazer mais frio são segunda e terça, em que a máxima está prevista para ser 19ºC.


Locais de risco


Moradores do bairro Bethânia, Bom Jardim, Esperança, Nova Esperança, Veneza, Vila Celeste, Barra Alegre, Chácaras Madalena, Chácaras Oliveira, Caravelas, Canaã, Recanto e Jardim Panorama devem ficar atentos às áreas de risco. A Defesa Civil traçou os locais onde os cenários de risco de deslizamentos de terra são mais constantes nesse período.


Segundo o órgão, esses bairros possuem um maior número de moradias construídas próximas a encostas. “O perigo de inundações em locais onde havia maior indicativo de sinistros diminuiu devido a ações preventivas realizadas pela Prefeitura, como limpeza dos ribeirões e campanhas para o descarte regular do lixo. Contudo, ainda assim alguns pontos como Cidade Nobre (Vila da Paz), Veneza e Canaã (cruzamento da av. Maanaim com a av. Selim José de Salles) ainda são monitorados com maior cuidado quanto a eventuais transbordamentos do ribeirão Ipanema.”, concluiu a nota enviada pela Defesa Civil. 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR