Famílias ameaçadas por barragem em Itatiaiuçu vão para casas alugadas

Famílias ameaçadas por barragem em Itatiaiuçu vão para casas alugadas

Sessenta e cinco pessoas de 16 famílias que foram retiradas de área de risco por causa de uma barragem em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram levadas para casas alugadas pela mineradora ArcelorMittal. 


De acordo com a empresa, desde o início do mês, essas pessoas estavam em hotéis ou morando com parentes. No início deste mês elas foram realocadas nas casas alugadas. Ao todo, 118 pessoas de 39 famílias estão fora de casa.


As que não estão nas residências alugadas foram para casas de parentes ou de amigos a outra opção que elas tinham era ir para um hotel em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas. A empresa tem que realocar todas as famílias em casas alugadas até o início de abril. As que estão em casas de parentes e amigos aguardam a possibilidade de ir para as casas alugadas. 


A saída das famílias ocorreu no dia 8 de fevereiro passado e os moradores são do povoado de Pinheiros, que fica abaixo da barragem de rejeitos Serra Azul.  A evacuação, de acordo com a mineradora,  foi uma medida de precaução. 


"Em relação à barragem, ela continua com as mesmas condições de segurança desde o início do alerta. A estrutura segue em nível de alerta 2, uma vez que as soluções técnicas para aumento do fator de segurança ainda estão em fase de desenvolvimento", informou a ArcelorMittal por meio de nota. 


A mineradora disse que estão sendo adotadas algumas medidas de segurança como videomonitoramento da barragem por 24 horas, monitoramento por radar, monitoramento sísmico, inspeção por drones e automação dos instrumentos de leitura. 


 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR