Equipe de Lula pede na justiça a anulação do leilão da Ceasa Minas

Equipe de Lula pede na justiça a anulação do leilão da Ceasa Minas

A pedido de Lula, a equipe de transição do futuro governo do PT entrou com uma ação na justiça pedindo a anulação do edital que prevê a realização do leilão da Ceasa Minas marcado para o dia 22 de dezembro. O PT cita como justificativas irregularidades no processo de licitação, sem contudo apresentar provas.


A peça cita denúncia de servidores sindicalizados do Ceasa Minas de que o edital de leilão da companhia teria sido compartilhado em grupos de Whatsapp antes da publicação oficial e o início do cronograma de privatização.


A ação é assinada pela presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, pela deputada estadual eleita Macaé Evaristo, pelo deputado federal Rogério Correia, ambos do PT e por Gleide Andrade, membro da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores.


"Privatizar o Ceasa vai em contramão de tudo que o presidente Lula defende, que é a retomada de políticas sociais de combate à fome e combate à miséria", afirma a petista Gleide Andrade.


O edital de privatização da Ceasa Minas porém é transparente e, segundo o Ministério da Economia, tende a fazer com que a desestatização da Ceasa Minas traga benefícios para a população mineira e a economia do estado. Ele estabelece dentre outras obrigações, que o vencedor do leilão terá de investir R$ 27 milhões logo no início da concessão.


Segundo outros dados do Ministério da Economia, todos os investimentos que virão com o processo de desestatização da Ceasa Minas beneficiarão diretamente as populações da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em especial de Contagem, além dos municípios de Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga, Barbacena e Uberaba. De maneira indireta, serão beneficiadas as cidades de Maria da Fé e Patrocínio.


O vencedor que arrematar a empresa assinará contrato de concessão de uso com o governo de Minas Gerais para operar os Mercados Livres do Produtor atualmente geridos pela empresa estatal.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar